Qual é o seu bezerro de ouro?

Oi, gente! Voltei e hoje com um tema muito importante que estive meditando e quero compartilhar com vocês aqui no Blog.

Vocês já devem conhecer a história do povo de Israel na travessia do deserto, desde a saída do Mar Vermelho, até a chegada  à Terra Prometida. Se não conhece, certamente você já ouviu falar.

Vou dar uma resumida na história, para não me prolongar. Mas esse trecho que é a referência da nossa conversa de hoje, você encontra no livro de Êxodo.

O povo já havia atravessado o Mar Vermelho, já tinham visto diversas provas do poder de Deus e da proteção Dele para com eles. Mesmo sendo um povo rebelde e ''reclamão'', Deus tinha muita paciência e misericórdia deles. Eles viram o maná cair do céu, Deus lhes supriu as necessidades também enviando cordonizes, e até mesmo, fez água sair da rocha. Mesmo assim, nada daquilo era suficiente para aquele povo deixar de reclamar de tudo e duvidar do Caráter de Deus!

Até que Moisés subiu ao monte, para receber as tábuas do Testemunho. Pelo que demorava, o povo teve uma ideia maligna: ''criar um deus'', que veio a se tornar o bezerro de ouro.

O povo, ao ver que Moisés demora­va a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moi­sés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu".
Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brin­cos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim".
Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão.
Ele os recebeu e os fundiu, transforman­do tudo num ídolo, que modelou com uma fer­ramenta própria, dando-lhe a forma de um be­zerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!
Êxodo 32:1-4 

Percebam, amigas, que quando o povo viu que Moisés demorava, eles agiram tentando ''dar um jeitinho'' na situação deles. Agindo pelos sentidos, pelo que os olhos físicos deles viam. Sinal de confiança zero em Deus. Pois a fé é exatamente o contrário disto. É confiar e crer mesmo sem ver nada fisicamente. Na verdade, a fé ignora os sentidos.

São dois pontos que eu quero destacar hoje, sobre esse episódio: primeiro, mesmo estando no deserto, o povo continuava sem crer, sem confiar. Mesmo vendo claramente o poder de Deus, eles estavam sempre reclamando, prontos para desistir. Quantas de nós olhamos essa história e criticamos esse povo, mas talvez você esteja também atravessando um deserto, e no entanto, mesmo vendo que Deus é com você, você continua sem confiar. Dentro de si, você questiona, por mais que com os lábios não diga.

E o outro ponto, que é o principal: aquele bezerro de ouro, era o ''jeitinho'' daquele povo de amenizar aquela situação, de fugir da realidade do deserto. Eu digo por mim mesma amigas, e sou sincera com vocês, quantas vezes eu quis dar o meu jeitinho pra resolver o problema?! Muitas! Mas porque não estava confiando de fato em Deus. Essa é a verdade! 

Talvez você esteja em um deserto, e fez para si um bezerro de ouro, ou seja, você deu ou está pensando em dar um jeito nessa situação, tentando resolver com a sua própria força, porque no fundo e na verdade, você não confia mais em Deus. E quando não confiamos, pecamos contra Ele, assim como aquele povo, que manifestou o pecado da incredulidade! Talvez você até ''está na fé'', vive a fé, faz propósitos, campanhas, vive ''certinha'' diante de Deus, mas você tem sido incrédula, quando diante da demora, diante da situação difícil no deserto, você levantou um bezerro de ouro e colocou ele no lugar de Deus. Quer dizer, deu um jeito para resolver esse problema. Por isso está sempre com medo e dúvidas, por isso as coisas não andam.

Amiga, se você reconhece que tem dado um jeito, não está mais confiando em Deus, tem dúvidas, incertezas dentro de si, anda preocupada, ansiosa, derrube esse bezerro de ouro da sua vida espiritual, como o povo teve que fazer para se consertar com Deus.

E lembre-se: mesmo no deserto, eu tenho certeza que você tem visto Deus com você! Pare de olhar para o deserto e olhe para o Deus que te tirou do Egito!

Deus abençoe vocês. 

Comentários

Postar um comentário

Faça sua pergunta ou envie seu comentário aqui! ♥

Postagens mais visitadas