Como servir a Deus sendo tímida





Olá meninas.
Como a maioria que tem acompanhado meu Blog, sabe que sirvo a Deus como obreira.
E neste pouco tempo servindo ao Senhor Jesus, já atendi algumas jovens que sempre trazem consigo este dilema:

''Sou tímida.''

Ultimamente tenho visto muito isso no meio daquelas que são da fé, jovens que tem muito potencial, tem tudo para arrebentar na fé, ganhar almas, vencer, se destacar em diversos sentidos e ser um referencial do Senhor Jesus, mas se limitam a se intitularem de tímidas.

Sim, SE LIMITAM pois somos nós quem nos limitamos em nossas próprias barreiras.
O pior é que é muito triste quando vamos atender a essas jovens, pois elas não conseguem se abrir por causa da timidez. São fechadas e um verdadeiro enigma.

Sempre que atendo jovens que se dizem tímidas, procuro entender por que daquela timidez, qual a raiz, o que as levou até aquilo. Ninguém nasce alguma coisa. Você se torna de acordo com suas experiências sociais, espirituais e pessoais.

E sempre há algo por trás da timidez, na maioria das vezes é: insegurança, baixa auto-estima, não conseguem enxergar o próprio valor, falta de confiança em si próprias, um trauma de infância e muitas vezes, falta um verdadeiro encontro com Deus.

Amiga, talvez você até já tenha tido seu encontro com Deus e tenha o Espírito Santo. Mas você se limita dentro de si própria, como quer ser usada por Deus? A resposta para a pergunta ''Como servir a Deus, já que sou tímida'' é: NÃO TEM COMO.

 Ou você vence essa timidez, usa sua fé e vai pra cima, ou você vai ficar sempre aplaudindo o testemunho das corajosas.

Daí você talvez diga: ''Mas Estefanne, não é fácil assim. Você diz isso porque nunca foi tímida.''

Eu sei que não é fácil e eu realmente, nunca fui tímida. Mas eu aprendi que com a fé tudo se torna possível e é dela que eu falo para vocês. Eu posso não ser tímida mas também tenho meus momentos de timidez, e o que faço? Eu não aceito. Eu passo por cima disso e ponto final. 

Entenda uma coisa: a timidez é a ação de sentimentos, e se você escolheu viver pela fé, como pode aceitar estes sentimentos, dúvidas e medos te dominarem? Se você ''é tímida'' certamente há sempre um pensamento por trás: ''Não sou capaz; não vou conseguir; não sei falar em público; a outra é melhor que eu; o que vão falar de mim? o que vão pensar?.'' E etc.

Amiga, dê um basta nisso! A timidez é um PECADO, e grave você sabia? A própria Bíblia diz que os tímidos não herdarão o Reino dos Céus, quer dizer, você está colocando até a sua salvação em risco. E por que? Porque o tímido não ousa, não vai pra cima, não fala de Jesus, não EXALA O PERFUME DELE E NÃO DÁ UM BOM TESTEMUNHO.

''Ah, Estefanne! Agora você me deixou com medo!''

Medo? Minha amiga! Olha o sentimento aí de novo. 

Vamos lá, decida vencer esta timidez. Eu vou te ajudar com alguns passos:

  1. Descubra a raiz desta timidez e entenda que você não nasceu assim: um trauma na infância, uma palavra que você ouviu, talvez passou a infância ouvindo ''ela é tímida mesmo'', baixa auto-estima, comparação, dúvidas sobre si mesma, falta de auto-valorização, encontro com Deus. Descubra e comece a trabalhar nisso com sua fé.
  2. Pare de se auto-condenar dizendo ser tímida e ponto. Quando alguém te perguntar se é tímida, diga que não. Comece a se convencer disso. Diga para si própria que não é tímida. Quando vierem situações desafiadoras, aproveite e enfrente. Se ficar vermelha em público, vai assim mesmo. Comece DECIDINDO. O seu cérebro é muito obediente e se você disser pra ele com atitudes que você não é tímida, ele vai acreditar e vai obedecer, condicionando seu corpo a suportar situações embaraçosas. Isto nem é fé, é ciência.
  3. Use sua fé e não seu sentimentos. Ser tímida é viver com base no que sente, e quem vive pelo que sente só tende a fracassar. Enfrente isso com a sua fé.
  4. Peça a ajuda de Deus. Faça propósitos se for preciso, ore, jejue, levante de madrugada. Peça ao Espírito Santo para que arranque isso de você e te dê coragem! E peça para Ele curar possíveis traumas e vencer medos.
  5. Faça ao contrário tudo que um tímido faz. Comece a reeducar sua mente e suas atitudes. O que um tímido faria em público? Faça o que o corajoso faria. O que um tímido faria diante de uma conversa? Ao invés de ser fechada, se abra, fale, se condicione.
  6. Siga o exemplo do Senhor Jesus, até porque Ele não era tímido. Ele falava ao público, ia nas cidades, curava as pessoas, exortava os hipócritas, ensinava a todos e o principal, FICOU EXPOSTO EM UMA CRUZ por você. Ele venceu sua timidez amiga. Creia e tome posse disso. E lembre-se: você é o que você acredita.
Um beijo a todas.

Comentários

  1. Amei o post, isso é uma auto ajuda não apenas para mostrar a fé e servir a Deus mais sim em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  2. Muito forte, obreira Estefanne. Que Deus te abençoe e te inspire cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá sou obreira na igreja há uns dois meses e recebi uma oportunidade para louvar a Deus mas no primeiro dia do ensaio a missionária me chamou de tímida e eu fiquei muito nervosa com isso as vezes penso que nunca vou vencer na vida as vezes da vontade até de desistir de ser obreira por causa da timidez o que eu faço por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  4. Eu precisava ler esse texto, essas palavras de ajuda, faz muitos anos que sofro com timidez e eu já deixei de fazer tantas coisas por causa dessa maldita timidez. A partir hoje eu vou fazer um propósito com Deus para ser liberta desse maldito pecado!

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito sou tímida mas depois de ler esses conselhos eu vou trabalhar em cima disso obrigada beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça sua pergunta ou envie seu comentário aqui! ♥

Postagens mais visitadas