Dormindo na tempestade



Eu precisei passar por tempestades para aprender a confiar em Jesus.

E tem sido assim desde sempre. Os discípulos que conviveram com Ele também experimentaram momentos difíceis e turbulentos. E, como eles, por  muitos momentos, eu me senti sozinha no barco. E quanto mais o via sendo agitado, mais o medo crescia dentro de mim.

Os discípulos de Jesus tiveram muitas experiências parecidas com as nossas. Eles também enfrentaram tempestades mesmo com Jesus dentro do barco. Eles viveram experiências reais, e sentiram literalmente na pele cada momento de dificuldade ao lado Dele.

Já haviam sidos chamados por Jesus há um tempo, e já estavam (também há um tempo) tendo provas de Quem Ele realmente era. Porém, mesmo diante daquelas experiências, chegou o momento de enfrentar uma tempestade. O fato, é que a maior tempestade acontecia dentro deles, e não fora: o grande desafio de confiar.

E foi, diante dela que eles tiveram a fé provada. E talvez, reprovada naquele momento.
Acontece que, naquela altura, eles estavam com o próprio Deus na Pessoa do Seu Filho, dentro do barco com eles. Porém, eles esperavam uma atitude grosseira e agressiva de Jesus diante daquela tempestade, quando o vento começou a balançar o barco.

Enquanto eles se desesperavam e gritavam, Jesus dormia tranquila - e profundamente - dentro do barco até ser acordado pelo grito de socorro dos seus discípulos. Imediatamente, Ele acalmou a tempestade e repreendeu os discípulos pela falta fé pequena. Eles tinham fé, mas essa, estava pequena porque faltava confiança.

Eu fiquei pensando, o que a gente pode aprender com essa experiência dos discípulos e entendi que a gente vive assim: enfrentando tempestades. Porém, muitas vezes acabamos esquecendo Daquele que está dentro do braco.

Acontece, que vão haver momentos em que o barco vai balançar, e muito! Momentos em que a tempestade vai ser tão forte, que o medo vai tentar nos engolir. No entanto, nesses momentos, por mais que pareça que o Senhor Jesus não está com a gente, Ele está sim. Porém, talvez esteja ''dormindo.''

Eu fiquei pensando, que sentido tem o fato do Senhor Jesus estar dormindo dentro do barco? Acontece que o Senhor Jesus não faz nada por acaso e primeiro:  Ele descansou porque havia dentro de si a certeza que tudo ficaria bem. Quando eu tenho certeza dentro de mim, eu descanso mesmo no meio da tempestade. O que fez os discípulos ficarem tão apavorados, era justamente o que havia dentro deles que era contrário a certeza e confiança que havia em Jesus: a dúvida. Eles estavam tomados pela dúvida do que iria acontecer. A dúvida de que Jesus poderia resolver aquilo e assim eles ficaram dominados pelo medo e pelo desespero.

E segundo: o Senhor Jesus provou a fé deles. Não para envergonhá-los, mas para que eles pudessem desenvolver a confiança.

O que isso me ensina, são duas lições: quando eu tenho certeza dentro de mim, eu tenho paz. E por mais que a tempestade seja grande, eu descanso. Não no sentido de não lutar, mas sim, no sentido de que nada é capaz de tirar minha paz. A paz e certeza que havia em Jesus era tão grande que Ele dormia profundamente. Ele conseguiu descansar com o barco balançado em alto o mar no meio de uma tempestade! Sabe o que é isso?! E, nós, muitas vezes com uma cama confortável não conseguimos dormir de jeito nenhum, de tanta preocupação (quem nunca?).

Quando estou tomada pelas dúvidas, o medo me impede de ter paz. Não descanso, não durmo, não consigo ficar tranquila, porque a maior tempestade acontece no meu interior.


E a segunda lição que essa história nos deixa é que, as tempestades não vem para nos destruir, mas sim para que venhamos desenvolver a fé que de qualidade, que não só crê, mas que confia! Eu tenho certeza que os discípulos saíram daquela situação muito mais confiantes, e as outras que vieram o ajudaram a permanecer firmes.

Quando a dúvida domina não há espaço para confiar. Mas quando eu sei, de fato, Quem está no ''meu barco'', eu descanso e tenho paz.Por isso, a maior tempestade a ser vencida, não são os problemas que nos cercam. E sim, os que acontecem no  nosso interior. É essa tempestade que temos que vencer primeiro, para ter paz naquelas que os nossos olhos físicos nos mostram.

Na fé

Comentários

  1. E o interessante é que por mais que os discípulos tenham sido reprovados nessa "provação", o Senhor Jesus continuou o mesmo param com eles, amando-os e estando com eles. O Senhor mostrou o erro deles, mas não os condenou, mesmo que os discípulos tenham até duvidado do Seu poder. A comunhão continuou e se tornou até mais estreita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça sua pergunta ou envie seu comentário aqui! ♥

Postagens mais visitadas